sábado, 30 de janeiro de 2010

Cartoon marca vida de artista

Michelle Tondineli

Repórter

O cartoon é um desenho humorístico acompanhado ou não de legenda, de caráter extremamente crítico, que retrata de forma bastante sintetizada algo que envolve o dia-a-dia de uma sociedade. Já a caricatura é um desenho de um personagem da vida real, que enfatiza e exagera suas características de forma bem humorada, e em algumas circunstâncias acentua gestos, vícios e hábitos particulares do indivíduo.

O cartunista e caricaturista Márcio Leite começou seu trabalho desde a escola infanto juvenil. Ele afirma que, depois, quando passou a estudar no colégio Tiradentes, foi se aperfeiçoando.

- Eu desenhava na sala de aula e algumas vezes o professor pedia para desenhar no quadro. Como sempre saia uma orelha maior, percebi que eu era caricaturista. Depois comecei a buscar novidades. Realizei minha primeira exposição no Centro Cultural e depois comecei a desenhar para o Jornal do Norte - diz.

De acordo com Márcio, como não existe faculdade para caricaturista, ele aprendia através de livros, principalmente do Ziraldo.

- Em todo o Brasil é difícil de viver de arte. É muito pequeno o mercado, poucos jornais adotam esse trabalho. Acredito que é importante divulgarmos esse trabalho. Eu não me arrependo da minha arte. É algo que me deixa feliz e completo. Trabalho o tempo todo e estou sempre desenhando cartuns e caricaturas - afirma.

Márcio diz que para se inspirar precisa ter um tema e estudar sobre ele.

- Para a criação de caricatura, preciso saber do que a pessoa gosta e de cada detalhe. Não existe caricaturista que não pesquisa. É necessário. Para cartoon também se faz uma pesquisa sobre o tema e história. Tem a parte de inspiração, mas também tem a leitura e a pesquisa - afirma.

Segundo o caricaturista, o site Iran Cartoon o convidou neste ano para julgar e não ser julgado.

- Já ganhei mais de 40 prêmios, o que me deu a bagagem de julgar e não de ser julgado através do Iran Cartoon. A bienal foi muito boa, é a maior do mundo em termos de premiação e qualidade. Foram cinco jurados para mais ou menos 300 desenhos, divididos em cartoons, histórias em quadrinhos, caricaturas e cartoons temáticos. Mesmo sendo desenho de humor, não deixa de ser um trabalho sério. Existem cartunistas consagrados e outros que estão começando - finaliza.

CARTUNISTA PRETENDE CRIAR FUNDAÇÃO BRAZIL CARTOON

O caricaturista montes-clarense Márcio Leite criou, há três anos, o site informativo de cartoons internacional Brazil Cartoon. Ele afirma que a ideia de criar este site surgiu através do site Iran cartoon.

- O site tem informações sobre concursos e salões. Daí eu realizo a tradução e posto em inglês e português no site. Assim, foi possível aumentar o número de participantes brasileiros. Já existem outros 15 sites que têm conteúdo para publicar estas matérias. O site hoje tem alcance mundial, em se tratando de um site segmentado, isso é bom. O Brazil Cartoon disponibilizou um bom trabalho para mim - diz.

Quando o assunto é exposição, Márcio fez várias e passou por experiências importantes.

- Eu já fiz exposições em Montes Claros e Belo Horizonte, já lancei livro, e é gratificante poder mostrar meus trabalhos. Já promovi o salão de humor da floresta amazônica aqui, e um salão completamente virtual. Recentemente, fiz o salão de caricaturas Godofredo Guedes, em homenagem ao centenário. Fico feliz que através destes trabalhos eu consigo expor o que faço - afirma.

O cartunista fala que em Montes Claros existem muitos talentos que ainda não quiseram crescer.

- Existem muitos talentos, alguns conhecidos e outros que ainda estão se descobrindo. A cidade é um celeiro de cartoon. Hoje, Piracicaba é a cidade nacional do cartoon, e por que não Montes Claros? É preciso que as escolas e os jovens se sintam motivados. É um desafio, com uma imagem representar mil palavras. É importante representar e valorizar - diz.

Para expor algum de seus desenhos no site, os interessados devem enviar o currículo e os desenhos, que passam por uma pequena avaliação.

- Hoje, estamos na luta para criar uma fundação do Brazil Cartoon, assim podemos colocar projetos e promover ações para profissionalizar e valorizar as pessoas que não tiveram oportunidade - finaliza.

Outras informações www.brazilcartoon.com.

Fonte: Norte de Minas


Nenhum comentário: