Após voltar de sua viagem anual ao exterior, em setembro passado, onde vai a feiras de moda para conhecer tendências e procurar novas ideias, a consultora de moda do Senai Carol Fernandes apresentou a seguinte proposta para a coleção outono-inverno deste ano do polo de moda local: resgatar a nostalgia, o colorido e até mesmo o estilo noir das histórias em quadrinhos. A partir disso, muita criatividade e trabalho fizeram surgir 25 looks em cada uma das lojas do polo que participam de 10 a 13 de janeiro do Rio-à-porter, novo salão de negócios do Fashion Rio. E alguns dos looks também estão disponíveis na edição de hoje do GLOBO-Serra, que traz mais detalhes sobre a nova tendência.
"As cores que predominam na coleção do polo de moda de Petrópolis são cinza, preto, bege e marrom, que ganham contraste com vermelho, azul e verde. Além disso, a parte superior do corpo feminino é muito valorizada, com peças mais longas, de ombros largos e evidentes e capuz. Já pernas e quadris ganham calças mais ajustadas, como leggins e skinnies, havendo, ainda, espaço para as carrots", diz Carol.
As lojas da região que participam do evento são: Branca Maria, Calabrote, Cola Colorida, a estreante Deep Jeans, Mc Kenzie Store, Off Rio, Pele na Pele, Tazza, Thiamo e Watercolour.
Friburgo também terá 10 lojas representantes, atuando de forma autônoma em outro estande. São elas: CCM Sport, La-Chatte, Leovilu, Lucitex Lingerie, Sapeca, Tardene Lingerie, Trave Sports, Xela Lingerie e as estreantes La Reina Atelier e Pêra Verde Lingerie.
Segundo o assessor de mercado do Sistema FIRJAN, Rogério Paiva, a participação dos polos de moda desde o início do evento (em 2003, ainda como Fashion Business) tem sido fundamental.
"O desempenho deles no evento é crescente, acompanhando o amadurecimento das empresas. Da mesma forma, é cada vez maior a importância dos polos para os resultados positivos da bolsa de negócios. Petrópolis, por exemplo, tem uma produção diversificada entre as mais de 600 confecções que concentra, onde os produtos de malha representam o segmento de destaque. A flexibilidade no processo produtivo e o foco no design permitem a muitas empresas realizar vendas de atacado tanto para os compradores multimarca, como para grifes importantes que buscam fornecedores aptos a produzir suas peças com qualidade e diferenciação", diz ele. "E Nova Friburgo é reconhecido por instituições como o BNDES como um dos Arranjos Produtivos Locais (APL) mais importantes de moda íntima do país e é também um dos poucos do Rio-à-Porter, o que torna sua participação do APL no evento ainda mais relevante".
Este ano, a grife Alessa, que vende para 160 lojas multimarcas no Brasil e no mundo, encomendou modelagens com empresas das duas cidades.
"Nossa parceria com os polos de moda já é antiga porque eles têm fábricas excelentes, otimizadas, e produzem peças de qualidade", garante a estilista e empresária Alessa Migani.
Fonte: O Globo.com
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