quarta-feira, 13 de janeiro de 2010

Quadrinhos contra a poluição


Com o objetivo de coibir a sujeira deixada na areia, por banhistas cariocas e visitantes, como detritos, garrafas Pet, coco, embalagens e restos de comida, principalmente nesta época do ano, em pleno verão, a Comlurb promove, entre os dias 16 de janeiro e 27 de fevereiro, o evento "Onda Limpa", para dar lições de cidadania e incentivar a limpeza neste verão. A empresa quer intensificar a educação ambiental. A cada sábado, a Comlurb estará em uma praia diferente.

O projeto começa no próximo sábado, em Copacabana, próximo à Rua Rodolfo Dantas. No sábado seguinte, dia 23, será a vez de Pedra de Guaratiba. Já no último sábado de janeiro, dia 30, o "Onda Limpa" acontecerá na Barra da Tijuca. No primeiro sábado de fevereiro, dia 6, o Piscinão de Ramos será o cenário do projeto. O encerramento está marcado para o sábado do dia 27 de fevereiro em Ipanema.

As atividades do "Onda Limpa" começam com os garis passistas Renato Sorriso e Vivi Simpatia, além do Grupo Chegando de Surpresa e do personagem Super Gari promovendo muito samba, atividades lúdicas e distribuição de sacolas plásticas oxi-biodegradáveis, para que os banhistas dêem ao lixo o destino final adequado: as lixeiras. As crianças poderão brincar e se divertir com folhetos de histórias em quadrinhos sobre a limpeza das praias e com os quebra-cabeças com temas educativos. O período das ações é de 9h às 11h.

Também como parte do projeto, serão instaladas tendas institucionais na areia, em pontos estratégicos, como apoio para realização das atividades. Toda a cidade será enfeitada com exposição de cartazes ilustrados com a imagem do Super Gari afixados no mobiliário urbano.

Os painéis de entrada e saída da Linha Amarela receberão mensagens eletrônicas que incentivam a limpeza, numa parceria com a Lamsa. A Comlurb também fechou parceria com a Rio Ônibus e, cartazes, serão colocados em dois mil coletivos, na parte que fica atrás da cadeira do motorista. As animações em 3D serão exibidas em sites de vídeo da Internet, além de aparecer na página eletrônica da Comlurb e nos comerciais de TVs. As estações do Metrô também receberão faixas alusivas ao tema.

Fonte: Globo.com

Nenhum comentário: