quarta-feira, 6 de janeiro de 2010

Em quadrinhos, jornal britânico culpa financistas americanos pela crise


O jornal britânico Financial Times publicou uma história em quadrinhos nesta terça-feira, 5, com o título “O Otimista”, explicando a crise econômica internacional. A arte alfineta os profissionais do mercado financeiro, especificamente gestores norte-americanos, pintando-os como pessoas prepotentes e atribuindo a eles parte da culpa pela crise.

A história acompanha dois personagens fictícios – uma ex-funcionária da Nasa que resolve trabalhar com finanças e o chefe dela, um arrogante profissional do mercado chamado Tony “Doutor” Spinoza, conhecido como “o sábio e a estrela da Rua” – e suas aventuras financeiras desde 2000, antes da bolha da internet, até a moratória em Dubai, no final de 2009.

A pequena saga começa com a idéia da dupla de fazer o IPO (sigla em inglês para oferta inicial de ações, que significa a entrada de uma empresa na bolsa de valores) de uma empresa sem saber sequer o que ela produz. O IPO fracassa junto com a queda do índice Nasdaq Composite, que caiu à metade em menos de um ano.

O Doutor e sua assistente passam por acontecimentos como o 11 de Setembro, as guerras e a crise imobiliária e financeira, mas sempre enxergando apenas as oportunidades, sem se importar com o fato de que consumidores endividados estão perdendo suas casas.

Fonte: Blog Estadão

Nenhum comentário: