quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Última semana para inscrever projetos literários no IAP


Escritores paraenses têm até a próxima segunda-feira, dia 1º de fevereiro, para inscrever-se no Prêmio IAP de Artes Literárias 2010, do Instituto de Artes do Pará. O prêmio é dividido em Prêmio IAP de Edições Culturais e Bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação em Artes Literárias. O edital e o formulário de inscrição estão disponíveis para download no site da Secult (http://www.secult.pa.gov.br/Editais.asp).

O Prêmio IAP de Edições Culturais contempla os gêneros Auto Popular, Ensaio e Cordel, este último incluso pela primeira vez na premiação, reforçando uma característica especial da premiação: a valorização da cultura e tradições populares.

Na categoria Cordel, a comissão selecionará obras escritas totalmente em versos, com métricas padronizadas na experiência do cordel paraense, contando histórias de ficção ou não-ficção, episódios, biografias, ou similar.

A categoria Auto Popular contempla textos escritos com histórias de representação, encenados ou inéditos, de manifestações tradicionais como bois-bumbás, pássaros juninos, cordões de bichos, pastorinhas e outros. Já a categoria Ensaio contempla texto literário situado entre o poético e o didático, que exponha ideias, críticas e reflexões morais e filosóficas a respeito de tema de livre escolha. Este gênero foi pensado como uma forma de aproximar o IAP da produção acadêmica, sabendo-se da dificuldade de publicação de textos de caráter científico.

As categorias Cordel e Auto Popular podem contemplar mais de um autor, que terão suas obras compiladas em um mesmo volume de cada gênero. O IAP publicará três livros, com tiragem de mil exemplares cada, cabendo aos seus autores 500 exemplares, permanecendo 500 exemplares no IAP, para divulgação institucional da obra e doação a bibliotecas públicas.

Criado em 2002, o Prêmio IAP de Literatura foi o primeiro no Estado a garantir a publicação das obras dos autores contemplados, ampliando as possibilidades de projeção nacional e internacional. O prêmio já contemplou 28 livros, nos gêneros Conto, Romance, Poesia, Teatro, Literatura Infantil, Dramaturgia, Ensaios, Auto Popular e História em Quadrinhos.

Na última edição do prêmio, foram contempladas as obras "Batista", de Carlos Correia Santos, na categoria Dramaturgia; "Um olhar sobre Belém do Grão-Pará, de Dalcídio Jurandir", de Paulo José Maués Corrêa, na categoria Ensaio; e "Catarse - Quadrinhos", de Everton Cardoso Leão, Alex Pinheiro e Adnilson Gomes, na categoria História em Quadrinhos.

Na categoria Auto Popular, o prêmio foi concedido a três obras: "Nas Asas a Liberdade", de Laurene da Costa Ataíde; "Cordão do Tangará", de Idolasy Moraes das Neves; e "As Pastorinhas", de Sebastião Teodomiro da Costa Filho, sendo os dois últimos representantes de manifestações culturais do município de Itaituba.

Nos anos anteriores, já foram contemplados autores como Dand M, com "As flores da campina" (poesia); Nilson Oliveira, com "A outra morte de Haroldo Maranhão e outros contos" (prosa); Paulo Vieira, com "Infância vegetal" (poesia); e Edílson Pantoja, com "Albergue noturno" (romance), entre outros.

Bolsa - Em sua primeira edição, o Prêmio IAP de Artes Literárias oferece a autores paraenses a Bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação em Artes Literárias. O objetivo é estimular a investigação e a concepção de novos caminhos temáticos e formais para a literatura produzida no Pará, buscando, ao mesmo tempo, interrogar suas raízes mais genuínas (pesquisa) e ampliar seus horizontes teóricos e práticos (pesquisa e experimentação).

O escritor Vicente Franz Cecim, da gerência de Artes Literárias e Expressões de Identidade do IAP, explica como surgiu a ideia da criação da bolsa. "Ao longo desses anos, através da realização do Prêmio IAP, conhecemos mais de perto as necessidades dos autores e percebemos que precisávamos estimular a pesquisa em literatura, permitindo que os autores estudem e façam experimentações em termos de linguagem e nas temáticas e, nesse processo, inserir a literatura paraense na contemporaneidade".

Para Jaime Bibas, presidente do IAP, a criação da Bolsa de Pesquisa, Experimentação e Criação em Artes Literárias é fruto do êxito das experiências conquistadas com as bolsas ofertadas às demais categorias artísticas. "O IAP agora estende aos autores paraenses a possibilidade de pesquisar e experimentar a linguagem artística em si, da mesma forma como os contemplados das bolsas das outras categorias já vinham fazendo com sucesso. E este é um diferencial nosso em relação às outras bolsas de estímulo à literatura do país".

O IAP oferecerá até três bolsas nesta categoria, cada uma no valor de até R$ 12 mil, nos gêneros Romance, Conto, Poesia e Dramaturgia Teatral. Sua vigência está dividida em duas etapas: "Pesquisa e Criação" e "Transmissão e Troca de Experiências", fase esta em que o proponente, após o encerramento da bolsa, participará de encontros, palestras, oficinas e workshops para compartilhar os processos que desenvolveu e os resultados obtidos com a bolsa.

Serviço - Edital Prêmio IAP de Artes Literárias 2010. Inscrições abertas no Instituto de Artes do Pará (Praça Justo Chermont, 236, Nazaré, ao lado da Basílica) até dia 1º de fevereiro. Edital disponível na sede do IAP e no site http://www.secult.pa.gov.br/Editais.asp. Informações: 4006 2906 / 4006 2921.

Fonte: Agência Pará de Notícias

Nenhum comentário: