terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Cartunistas se unem contra exoneração da coordenadora do Salão de Humor de Piracicaba


As entidades de classe ACB - Associação dos Cartunistas do Brasil, IMAG - Instituto Memorial de Artes Gráficas do Brasil e SIB - Sociedade dos Ilustradores do Brasil divulgaram nesta terça-feira uma carta aberta endereçada à prefeitura de Piracicaba/SP, repudiando o afastamento de Maria Ivete Araújo (Zetti) do cargo de coordenadora do Salão Internacional de Humor de Piracicaba.

Zetti ocupava a posição há três décadas e é apontada pelos artistas como a principal responsável pelo sucesso do evento, um dos mais prestigiados da área e previsto em lei municipal.

O motivo da exoneração da coordenadora ainda não foi revelado oficialmente.

Confira abaixo, na íntegra, a descrição da carta aberta à prefeitura de Piracicaba, distribuída também aos vereadores da cidade.

Esta carta não representa apenas as entidades de classe abaixo assinadas, mas cerca de dois mil profissionais do humor gráfico brasileiro, integrantes de veículos de comunicação da imprensa escrita, TV e internet, editoras de livros e agências de publicidade.

Os cartunistas são a alma do Salão Internacional de Humor de Piracicaba. Sem sua participação, não há evento. Somos, portanto, também responsáveis pela sua continuidade. Algo que o poder público municipal não pode deixar de reconhecer.

Aqui externamos, em carta aberta, nosso repúdio categórico à maneira pela qual a Sra. Maria Ivete Araújo (Zetti), colaboradora e diretora do Salão Internacional de Humor de Piracicaba nos últimos 30 anos, foi exonerada de seu cargo, durante as festas de fim de ano, por meio de uma carta entregue pelo secretário substituto temporário.

É inegável a competência de Maria Ivete Araújo, ao longo de várias gestões, na construção da longa história de sucesso do salão. Razão pela qual adquiriu todo o respeito no Brasil e no estrangeiro. Tendo sido, inclusive, adotada pelos humoristas gráficos como um símbolo da continuidade e resistência, até mesmo diante da ditadura e da censura.

Em vez de uma justa homenagem, pelo relevante trabalho prestado em nome do município de Piracicaba e pelos longos anos de diálogo entre a cidade e os cartunistas, Zetti foi descartada por uma decisão notadamente política.

Apelamos, enfim, à sensibilidade do poder executivo e dos parlamentares. Porque o salão não se resume a meras decisões administrativas e burocráticas. O espírito do evento valoriza, acima de tudo, o livre pensar e a arte. É assim que os cartunistas o compreendem.

Fazemos um apelo ao bom senso do Sr. Prefeito Barjas Negri, que sempre demonstrou carinho pelo salão. Não será em sua gestão, assim insistimos, que esse rico diálogo cultural será desprezado.

Por princípio, acreditamos que o que há de mais admirável no exercício da política sempre paira acima das bandeiras e interesses partidários. Deve-se governar pelo bem comum. Nós, cartunistas, somos justamente os maiores especialistas em traduzir, por meio de charges e cartuns, o pensamento do povo sobre tantos temas nacionais.

Aguardamos uma resposta, o mais breve possível, à nossa solicitação de retorno da Sra. Maria Ivete Araújo ao cargo de diretora do Centro Nacional de Documentação, Pesquisa e Divulgação de Humor de Piracicaba (CEDHU). Pois temos toda a convicção de que tal decisão será essencial para a valorização de nossa representatividade no evento.

Fonte: Universo HQ

Nenhum comentário: