quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Ações lembram Semana Mundial de Combate à Hanseníase

(Clique em cima da imagem)

A partir desta terça-feira (26) até o próximo domingo (31), dia mundial de combate à Hanseníase, a Secretaria Estadual de Saúde realiza a Semana Mundial de Combate à Hanseníase. Durante esses dias serão realizadas atividades alusivas ao tema, com o objetivo de sensibilizar a população sobre a importância da identificação dos sinais e sintomas para o diagnóstico precoce da doença.

As ações desta terça-feira (26) contam com a entrega dos prêmios aos primeiros colocados no I Concurso de Educação em Saúde (Tema Hanseníase), realizado no final do ano passado, em parceria com a Pastoral de Saúde. Como o publico alvo era crianças e adolescentes de 11 a 16 anos, os dez autores das melhores histórias em quadrinhos relacionadas à doença receberão os prêmios das mãos do vice-governador do Estado e secretário de Saúde, João Lyra Neto, e do arcebispo de Olinda e Recife, Dom Fernando Saburido.

Na próxima quinta-feira (28), jovens do Programa Vida Nova, da Secretaria de Desenvolvimento Social e Direitos Humanos, distribuirão materiais informativos sobre hanseníase, na Praça da Independência, no centro do Recife. Já na sexta-feira (29), no mesmo local, a panfletagem continua paralelamente ao oferecimento de exames de pele gratuitos, das 8h às 16h.

A última ação da Semana de Combate à Hanseníase é voltada especificamente para profissionais de saúde. Nos dias 1 e 2 de fevereiro, cerca de 50 médicos e enfermeiros participam do I Encontro Pernambucano de Discussão da Vigilância de Recidivas e Resistência Medicamentosa em Hanseníase, que acontece no Hotel Canarius, em Boa Viagem.

DADOS - Em 2008, segundo a Organização Mundial de Saúde, foram diagnosticados 234.580 da doença em diversos países. O Brasil é o segundo país do mundo com maior número de casos (em absolutos) - 39.047, no mesmo período -, ficando atrás apenas da Índia. Em Pernambuco, em 2009 (os dados ainda não foram fechados), foram 2.850 novos casos da doença, sendo 275 deles em menores de 15 anos (desses, 6% já apresentavam alto grau de deformidade física). Em 2008, foram 2.226 casos.

Fonte: JC online

Nenhum comentário: