A série Os Passageiros do Vento (Les Passagers du Vent), de François Bourgeon, ganhou uma exposição no Musée de la Marine (Museu Nacional da Marinha), situado na ala Passy do Palácio de Chaillot, em Paris, na França.
A exposição acontece entre os dias 3 de fevereiro e 3 de maio de 2010. Os visitantes poderão ver o material usado pelo desenhista em sua pesquisa, incluindo desenhos dos navios, plantas técnicas e páginas originais.
Em 3 de fevereiro, data da abertura da exposição, ocorrerá um debate, às 19h, com François Bourgeon, o desenhista Sébastien Floc'h e o historiador Jean-Marc Masseaut, sobre o tema A Escravidão nos Quadrinhos.
Os Passageiros do Vento foi originalmente lançado em capítulos na revista Circus, em 1979, e posteriormente reunido em cinco álbuns. A série foi relançada em 2009 pela Éditions 12 Bis, com novas capas.
A obra é conhecida no Brasil graças à distribuição da versão portuguesa publicada pela Meribérica entre 1980 e 1984.
A exposição no Museu Nacional da Marinha é um reconhecimento ao trabalho de pesquisa naval de Bourgeon, particularmente no que se refere ao navio negreiro La Marie-Séraphique. Bourgeon juntou um impressionante volume de informações sobre o assunto, incluindo o famoso livro Le vaisseau de 74 canons, de Jean Boudriot, sobre arqueologia naval.
ORIGINALMENTE PUBLICADO EM Universo HQ
Nenhum comentário:
Postar um comentário