sexta-feira, 15 de janeiro de 2010

Revista destaca projeto escolar


O Projeto Jornal na Sala de Aula, desenvolvido pela a Secretaria da Educação de Ocara nas escolas municipais, em parceria com o Jornal Diário do Nordeste, foi destaque na edição do mês de dezembro de 2009 na Revista Profissão Mestre, nas páginas em que se aborda o assunto "Educomunicação". O termo é utilizado para explicar a integração das práticas educativas ao uso dos meios ou de um meio de comunicação, na qual o professor pode usar jornal, revista, site de internet e programa de televisão.

Voltada à carreira do professor, a revista Profissão Mestre possui veiculação em nível nacional e apresenta um programa contínuo de capacitação, repleto de artigos, entrevistas, reportagens e dicas sempre relevantes de profissionais renomados como Gabriel Chalita, Luciano Pires, Hamilton Werneck e Cristovam Buarque.

Há 11 anos, os professores de Ocara iniciavam uma nova sistemática de ensino aos alunos das escolas públicas: o uso do jornal na sala de aula. Para o ano de 2010, segundo a coordenadora pedagógica da Secretaria municipal de Educação, Ana Célia Cavalcante, já tem escolas interessadas em elaborar os próprios jornais escolares. "Fizemos a fundamentação para construir os jornais, que terão a participação efetiva dos alunos, que também votaram para escolher os nomes dos jornais".

Em Ocara, são 20 escolas atendidas pelo o projeto na cidade e algumas, inclusive, já utilizam outros meios de comunicação, como a rádio-escola, onde os alunos trabalham as duas mídias e divulgam as principais informações da edição do Diário do Nordeste e notícias veiculadas no site www.ocara.ce.gov.br, que aborda as principais notícias e eventos do município. Outro meio de comunicação utilizado e que faz sucesso é as histórias em quadrinhos, que também foram implantadas nos projetos de Educomunicação. Na ação "Gibi para o Guri", os alunos do 5º ao 9º ano são apresentados a diversas histórias.

Fonte: Diário do Nordeste

Nenhum comentário: