quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

História de Jesus é tema de HQ


A história da vida de Jesus Cristo ganha uma nova edição em quadrinhos no livro Yeshuah: Assim Em Cima Assim Embaixo (Devir Livraria, R$ 23, 160 páginas). O livro conta com roteiro e ilustrações de Laudo Ferreira, que buscou mostrar a trajetória do filho de Deus da sua própria maneira.

"(...) o assunto me intrigava e muito me interessava, não tanto pelo caráter religioso, católico, mas pela figura em si e por tudo mais que o cerca", explica na publicação. "A certeza estava ali, eu iria trabalhar numa história em quadrinhos de Jesus dentro de uma perspectiva pessoal, dentro do que a mim parecia mais interessante contar." A arte final é assinada por Omar Viñole.

Em seu primeiro volume, a HQ tem como grande protagonista a figura de Maria, garota escolhida pelos céus para trazer à Terra o messias. Diferente de outras versões, a personagem é mostrada como uma jovem recém-saída da adolescência que não sabe como lidar com a dádiva divina que lhe foi concebida - sendo até questionada pelo marido José.

Em pararelo às dificuldades da jovem, três magos se encontram no caminho dos sinais do céu e das estrelas e partem atrás do astro mais brilhante, indicador da chegada do ser místico.

Os anos passam e um crescido Jesus segue seu primo João Batista. Após ser batizado pelo familiar, ele entra em uma psicodélica viagem de revelação.

Apesar de parecer simples, o conto chama atenção por não trazer nenhum nome em português de personagens e locais. Todas as nomenclaturas foram traduzidas para o hebraico por meio de pesquisa especializada com o intuito de que o livro se aproximasse ao máximo dos relatos originais.

Dessa forma, Jesus torna-se Yeshu, Maria é Miriam e Deus é descrito como Adonai. Cidades como Belém, Nazaré e Jerusalém são tidos como Bet Lehem, Natzeret e Yerushalaim, respectivamente. Tudo é explicado em um bem vindo glossário nas páginas finais. Um dos diferenciais da HQ é tentar descobrir qual é o grau de conhecimento do leitor em relação a histórias bíblicas.

O título Yeshuah é uma derivação do nome hebraico de Jesus e quer dizer salvação. O complemento Assim Em Cima Assim Embaixo faz referência ao tratado alquimista Tábua de Esmeralda. Segundo Ferreira, "(...) foi dentro dessa premissa que fechei a ideia desse primeiro volume, totalmente centrado em nascimentos, e nele tendo a mulher como o ser definitivo, iluminado que gera e pare esse elo, o que está em cima e o que está embaixo."

Fonte: Diário do Grande ABC

Nenhum comentário: