segunda-feira, 18 de janeiro de 2010

Ato 5 – de Andre Diniz e José Aguiar


Ato 5 foi lançada primeiramente no FIQ (Festival Internacional de Quadrinhos) realizado em Belo Horizonte (MG) em outubro de 2009.

Historicamente o O Ato Institucional Nº5 ou AI-5 foi um decreto emitido pelo Regime Militar que assumiu o poder no Golpe de 1964. Através dele o presidente ganhou poderes extraordinários que se sobrepunham à Constituição. Redigido em 13 de dezembro de 1968, ele fortaleceu a “linha dura” com que os militares administravam o país. Censura, perseguição política e tortura foram os fantasmas herdados desse decreto.

Ato 5 é uma história que mostra como esse regime afetou diretamente a vida das pessoas. Mas é também um relato de superação e da importância do valor da amizade. Ato 5 é uma revista independente, produzida pela dupla André Diniz (roteiro) e José Aguiar (desenhos), que mostra um pouco do impacto que o regime teve na vida de um determinado grupo de brasileiros: os artistas.

A história é centrada num trio de amigos: Juan, Gabriel e Lorena. Os três participam de uma companhia de teatro que enfrenta os obstáculos impostos pelas autoridades. Apesar do fantasma da Ditadura, o foco da narrativa está nas relações entre eles: amor e amizade. O que é visto no presente e também na juventude dos personagens.

André Diniz é escritor e autor de quadrinhos, publicou várias HQs pela sua editora (Nona Arte) e por diversas outras. Desde 2001 já recebeu 14 premiações (Troféis HQMIX e Angelo Agostini) como autor de quadrinhos. Entre eles o de melhor roteirista. Entre seus trabalhos destacam-se: Chalaça – O amigo do Imperador ( Ed. Conrad), 7 Vidas ( Ed. Conrad), Fawcett ( Nona Arte) e a série História do Brasil em Quadrinhos, da qual faz parte Revolta de Canudos (Escala Educacional).

José Aguiar já publicou ilustrações e HQs em diversas revistas e jornais e também na Europa. Em Portugal foi o segundo colocado no concurso Jovens Talentos BD, realizado em 2006. Na França ilustrou dois Álbuns da série de aventura Ernie Adams (Editions Paquet). Premiado pelo Goethe-Institut, viajou para Berlim, onde retratou o país no projeto Reisetagebuch – Uma Viagem Ilustrada pela Alemanha. Foi indicado como melhor roteirista e desenhista no troféu HQMIX em 2009 com o álbum Quadrinhofilia.

Ato 5 tem 32 páginas em PB e custa Cr$ 5. *O valor é em cruzeiros (apesar de cobrado em reais) em alusão a moeda corrente na época.

Contato:
quadrinhofilia@gmail.com
adiniz@nonaarte.com.br

OBS: Temos essa HQ na nossa Gibiteca

Fonte: Zine Brasil

Nenhum comentário: