quarta-feira, 20 de janeiro de 2010

Curso de mangá e Cultura Japonesa na PUC – Porto Alegre/RS.

A partir do dia 19 de março, de 2010, durante quatro meses (março a junho), com aulas às sextas-feiras, das 14h30min às 16h25min, será ministrado pelo professor e ilustrador Marcos Pinto o Curso de mangá e Cultura Japonesa no Instituto de Cultura Japonesa, na PUC (Pontifícia Universidade Católica) em Porto Alegre/RS.

O curso é pioneiro em Universidades do Brasil, tendo sido instituído em 2001. O aluno irá aprender a criar e executar um trabalho (em Desenho de Imprensa, tal como Cartum, Caricatura, Charge ou Ilustração) no estilo mangá avaliável para fins de conclusão do Curso – assando por todas as etapas de produção, com metas a cumprir, prazos e/com qualidade em tempo real de produção, tendo a sua avaliação feita através deste trabalho e de tarefas práticas, visando uma abordagem objetiva e positiva das realidades de Mercado, com acompanhamento individual e permanente pelo professor.

Os alunos terão a oportunidade de ter uma introdução prática ao mangá e o professor irá fornecer apostilas para as aulas. Ao final do curso, os trabalhos dos alunos serão publicados( com a sua permissão, e após terem sido devidamente registrados no nome de seus autores )em um um fanzine de conclusão e também em três websites interligados, tendo sido traduzidos para o Inglês e o Espanhol.

A primeira aula do curso será sobre Direito Autoral e Registro de Personagens, assunto pertinente ao currículo e programa do mesmo. O curso não tem pré-requisitos para admissão, e aceita alunos a partir de 12( doze )anos.

Estrutura do curso:

– Character design
– Argumento e Roteiro
– Layout e Cenografia
– Figura Humana I ( crianças )
– Figura Humana II ( marculino )
– Figura Humana III ( feminino )
– Perspectiva e Sombras
– Texturas
– Shonen e Shojo Mangá
– Desenho de Imprensa e Ilustração
– Materiais e Técnicas de Arte-final I ( canetas )
– Materiais e Técnicas de Arte-final II ( penas )
– Produção I ( layout )
– Produção II ( acabamento )
– Produção III ( letreiramento e balões )
– Letreiramento( manual e digital )
– Grafemas e Onomatopéias IV
– Paste-up e Graytones
– Encerramento

Marcos Pinto

É professor multilíngue( Inglês, Francês, Espanhol e Italiano ), profissional na área das Artes Gráficas e ilustrador com mais de 29 anos de experiência( desde 1980 )com trabalhos(em Ilustração para Literatura, Cartum e História em Quadrinhos )dedicados ao público Infanto-Juvenil – quer publicados no Brasil, e também divulgados no Exterior, assim como trabalha como professor de crianças e jovens na área das Artes Gráficas desde 1984.

Informações pelo e-mail: marcosbnpinto@gmail.com

Inscrições: PRÓ-REITORIA de EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA Prédio 40 da PUCRS – sala 201 (segundo andar) – Av. Ipiranga, 6681 – PORTO ALEGRE – RS.

Fone: (51) 3320-3583

Fonte: Zine Brasil

Nenhum comentário: