sexta-feira, 23 de abril de 2010

Cartunista americano Robert Crumb confirmado para a Flip 2010

O cartunista americano Robert Crumb, ícone dos quadrinhos underground, estará na Festa Literária Internacional de Paraty (Flip) deste ano. Crumb é o décimo autor a confirmar presença no evento, que acontece entre 4 e 8 de agosto, em Paraty (RJ).

Criador de personagens fortes - em especial as mulheres, de formas quase sempre volumosas - e de críticas ácidas à sociedade americana, Crumb produz histórias em quadrinhos (HQ) sozinho e com a esposa, Aline. O casal vive recluso na França. Muitas de suas HQs têm viés autobiográfico, e mostram, por exemplo, uma Aline beberrona e um Crumb mau humorado.

Nascido na Filadélfia em 1943, Robert Crumb tem obras clássicas - como a ilustração feita para a capa do disco Cheap Thrills, da cantora Janis Joplin - e já foi tema de um documentário lançado em 1994 pelo diretor Terry Zwigoff. Um dos últimos trabalhos do cartunista foi uma versão do livro bíblico Gênesis em HQ.

Entre os nomes estrangeiros já assegurados para a 8ª edição da Flip, estão os ingleses Terry Eagleton e William Boyd, o irlandês Colum McCann, o indiano Salman Rushdie, o israelense Abraham B. Yehoshua e a iraniana Azar Nafisi.

O ex-presidente Fernando Henrique Cardoso também está confirmado. Ele fará a abertura do evento, que este ano terá como homenageado o antropólogo Gilberto Freyre. FHC, que já assinou o prefácio de uma das edições de Casa Grande & Senzala, obra-prima de Freyre, analisará a produção do intelectual pernambucano.

FONTE: VEJA.COM

Nenhum comentário: