segunda-feira, 19 de abril de 2010

Conheça os dez clássicos mais procurados da literatura infantil


Neste domingo (18), é comemorado o Dia Nacional do Livro Infantil. Em 2002, o então presidente Fernando Henrique Cardoso escolheu o dia do aniversário do escritor e criador da literatura infantil no Brasil, Monteiro Lobato, como mote da data.

Autor de clássicas histórias infantis, como O Sítio do Picapau Amarelo (1939), Monteiro Lobato é patrono de uma biblioteca homônima, localizada em São Paulo.

Sueli Nemen Rocha, uma das responsáveis pela instituição, contou ao R7 quais são as dez obras mais alugadas pelos frequentadores. Veja abaixo a lista:

1) As Reinações de Narizinho (1931), de Monteiro Lobato
Livro que deu origem à série Sítio do Picapau Amarelo, exibe as aventuras dos personagens Emília, Pedrinho e Narizinho, Visconde de Sabugosa, Dona Benta e Tia Nastácia.

2) Menina das Estrelas (2007), de Ziraldo
Ziraldo faz um perfil das meninas, em que aborda a infância e a passagem para a adolescência. O livro também fala sobre o heroísmo dos pais, a cumplicidade entre amigas e o interesse pelos meninos.

3) A Família do Marcelo (2001), de Ruth Rocha
No livro, assuntos como semelhanças e diferenças entre as pessoas, respeito e cooperação são tratados.

4) Série Bruxinha (1981), de Eva Furnari
Com narrativas inusitadas, Eva criou a desastrada bruxinha e suas mágicas atrapalhadas.

5) Fábulas de Esopo (620-560 a.C.)
As fábulas eram uma forma de educar moralmente as crianças. As mais conhecidas e lidas são: A Tartaruga e a Lebre; A Raposa e as Uvas e O Lobo e o Cordeiro.

6) A Branca de Neve (1812), dos Irmãos Grimm
As histórias da personagem Branca de Neve surgiram da tradição oral alemã e foram compiladas pelos Irmãos Grimm e publicadas entre os anos de 1812 e 1822. A clássica história também foi adaptada para as telonas em um desenho da Disney.

7) Poemas Para Brincar (1990), de José Paulo Paes
A obra do poeta e tradutor brasileiro lhe rendeu um prêmio Jabuti de Melhor Livro Infantil.

8) A Turma da Mônica (1963), de Mauricio de Souza
As histórias em quadrinhos criadas pelo cartunista brasileiro fazem sucesso desde 1963, ano em que foi criada a personagem dentuça Mônica.

9) Mafalda (1964), de Quino
As história em quadrinhos da personagem Mafalda foram criadas em pelo desenhista argentino Quino e fazem sucesso até hoje.

10) Naruto (1999), de Masashi Kishimoto e Shonen Jump
A série de mangá criada pelo desenhista japonês Masashi Kishimoto exibe a história do protagonista Naruto Uzumaki.

FONTE: R7

Nenhum comentário: