terça-feira, 13 de abril de 2010

Gian Danton em nova coluna sobre a História dos Quadrinhos

O escritor e roteirista de Quadrinhos Gian Danton, pseudônimo de Ivan Carlo Andrade de Oliveira, e o novo colaborador do Bigorna.

Gian começou sua carreira com a história Floresta Negra, desenhada por Bené Nascimento (Joe Bennett) e publicada na revista Calafrio da saudosa editora D’Arte, do Mestre Rodolfo Zalla. Depois disso, publicou em diversas editoras, como ICEA, Nova Sampa, Metal Pesado e pela estadunidense Phantagraphics.
Em 1991 ganhou o Prêmio Araxá como melhor roteirista. Seu trabalho mais conhecido na área de quadrinhos foi a graphic novel Manticore, que contava a história do chupa-cabra com clara influência do seriado Arquivo X e dos escritores estadunidenses de ficção científica. Essa revista ganhou os prêmios Ângelo Agostini, HQ Mix e Associação Brasileira de Arte Fantástica.

Gian também escreveu o álbum Histórias de Guerra, em que teve a honra de contar com os desenhos do falecido Mestre Eugênio Colonnese, pela editora Opera Graphica. Além disso, é autor de diversos livros técnicos nas áreas de comunicação e metodologia científica e dos livros de ficção científica "O Anjo da Morte" e "Spaceballs" (Editora Hiperespaço) e do livro infantil "Os Gatos" (Editora Módulo). Tem também se dedicado ao estudo das histórias em quadrinhos, com os livros "Watchmen e a Teoria do Caos" (Marca de Fantasia), "Ciência e Quadrinhos" (Marca de Fantasia) e "Roteiro para Quadrinhos" (Popmídia). Danton tem publicado em parceria com o desenhista Jean Okada a série de tiras de Ficção Científica "Exploradores do Desconhecido". Atualmente, Gian Danton é colaborador da revista MAD e de revistas da editora Escala, como a "Conhecimento Prático: Literatura" e "Conhecimento Prático: Filosofia".

Enfim, por ser escaladíssimo no ramo e saber tudo sobre Quadrinhos, Danton foi convidado para estrelar a coluna "Dantonpédia", em que toda semana vai, literalmente, dar uma aula sobre a Historia da Nona Arte. Esta mesma que, apesar de nona, é a PRIMEIRA em nossos corações: os Quadrinhos!
Preparem seus cadernos e lápis que a partir desta semana você tem um encontro marcado com o Professor nada aloprado, Gian Danton. Só podia ser aqui no Bigorna, claro!

Para acessar a nova coluna clique aqui.

FONTE: BIGORNA

Nenhum comentário: