domingo, 18 de abril de 2010

Exposição "Herói de Papel não Envelhece" é atração no Sesc Taubaté


A partir deste sábado (17), até dia 30 de maio, o Sesc Taubaté é tomado por heróis e clássicos personagens de histórias em quadrinhos na exposição Herói de Papel Não Envelhece.

Na exposição, o público aprecia revistas raras, caricaturas e uma ambientação que mostra os acessórios utilizados pelos heróis nacionais e internacionais, além de ter acesso a diversos gibis para consulta local na Gibiteca, um espaço com clássicas edições de personagens publicados entre os anos 50 e 90.

Tendo como personagem principal o Batman, que completou 70 anos de criação em 2009, a exposição lança um olhar em direção aos personagens clássicos dos famosos comics (quadrinhos). Com o objetivo de refletir sobre a mitologia relacionada aos heróis das Histórias de Quadrinhos, a mostra analisa seu percurso histórico e sugere como seriam estes famosos personagens caso sofressem a ação do tempo. Neste sentido, a linguagem da caricatura será o recurso explorado para realizar este ensaio sobre “o envelhecer” de um herói de papel.

Histórias em quadrinhos

Abordando principalmente temas relacionados ao universo infantil e da família, as primeiras criações em arte sequencial, ou história em quadrinhos, tratavam essencialmente de aspectos engraçados e divertidos do cotidiano, e, por esta característica, logo receberam a denominação de comics, do inglês - “cômicos”, termo ainda utilizado em nossos dias, mas agora empregado como definição a toda variedade de quadrinhos, independente de temáticas.

O evento estará aberto ao público de terça a sexta-feira, das 13h às 22h; sábados, domingos e feriados, das 9h15 às 18h. A entrada é franca.

Palestras e workshop

Entre os dias 17 e 18 de abril, o Sesc Taubaté realiza palestra, workshop e encontros que debatem sobre universo dos personagens em quadrinhos. Essas atividades pertencem à programação da exposição Herói de Papel Não Envelhece, exposta até dia 30 de maio, e que propõe recontar a origem de clássicos personagens do mundo dos quadrinhos, caracterizados por suas histórias e poderes. Confira a programação.

Palestra - O herói em ação - dos quadrinhos à internet
Com Alexandre Callari, pesquisador e colecionador de HQ. Encontro sobre o herói nos diferentes meios, do surgimento do Batman até os dias de hoje.

Dia 17, às 15h

Palestra - Como entrar e ficar no concorrido mercado de quadrinhos nos EUA
Com Klebs Junior e Renato Arlem (Superman, Silver Surfer, X-Factor), desenhistas exclusivos da DC Comics. Palestra com profissionais que estão no mercado de quadrinhos dos EUA com orientações e dicas sobre o mercado das grandes editoras de HQ, como Marvel e DC, responsáveis por personagens como Homem-Aranha e o Superman. Inscrições abertas. Vagas Limitadas.

Dia 18, às 10h

Workshop - Roteiro e desenho
Com Klebs Junior e Renato Arlem (Superman, Silver Surfer, X-Factor), desenhistas exclusivos da DC Comics. Como escrever um roteiro e dicas de perspectiva, rostos, linguagem corporal, expressão corporal e facial. Inscrições abertas. Vagas Limitadas.

Dia 18, às 14h

O Sesc Taubaté fica na Avenida Milton de Alvarenga Peixoto, 1264, Esplanada Santa Terezinha. Informações pelo (12) 3634-4000.

FONTE: V NEWS

Nenhum comentário: