sexta-feira, 16 de abril de 2010

"No Tempo das Matines" resgata a era de ouro dos caubóis


Como se vê por aí, os heróis de hoje no cinema são obcecados por violência e sexo. Mas houve um tempo em que os heróis da tela como os caubóis Gene Autry, Roy Rogers, William Boyd e Rocky Lane, entre outros, eram bem mais "comportados" e nobres, dando bom exemplo para a garotada que ia assisti-los nas matinês dos velhos cinemas de bairro, espalhados pelos municípios do Brasil afora. Era um gênero que há muito desapareceu do cinema: o "Western B", fitas de médio e baixo orçamento, produzidas para matines da molecada e estreladas por astros caubóis, geralmente campeões de rodeios e cantores de música country. O próprio Elvis Presley iniciou sua carreira cinematográfica em filmes desse tipo.

Já era hora de alguem resgatar essa época ingênua, porém muito criativa e divertida, do cinema de herói! Para isso, Diamantino da Silva, Umberto Losso e Kendi Sakamoto, três dos maiores experts em faroeste no Brasil, se reuniram e conceberam um pioneiro livro que disseca o gênero com competência, através de extensa pesquisa. "No Tempo das Matinês" reúne muita informação sobre todos os filmes e astros da época, relembrando as emoções que as matinês proporcionaram para muitas gerações do final dos anos 30 até meados de 50. Um verdadeiro mergulho na "Golden Age" dos faroestes no cinema!

O livro e um lançamento da Editora Lacos, tem formato 18x26cm 206 páginas e custa R$ 34,90. Para comprá-lo e saber mais sobre a publicação clique aqui.

FONTE: BIGORNA

Nenhum comentário: