quinta-feira, 22 de abril de 2010

JAL no Sábados da Memória das Artes Gráficas

Cartunista Jal é o homenageado do próximo Sábados da Memória das Artes Gráficas, na Biblioteca de São Paulo. O evento gratuito registra trajetória de artistas para preservar a história das artes gráficas no Brasil

Neste sábado, 24 de abril, a Biblioteca de São Paulo promove a 3ª edição dos Sábados da Memória das Artes Gráficas, desta vez homenageando José Alberto Lovetro, o Jal. O depoimento começará as 14h e será mediado por Rubim Neto. Durante o evento, o cartunista – e jornalista – contará sua trajetória nesse segmento.

Além de cartunista, Jal também atua como jornalista, tendo começado sua carreira no jornal Folha de S. Paulo em 1973. É ainda presidente da Associação dos Cartunistas do Brasil (ACB) e fundador das associações Brasil/Portugal de Banda Desenhada, Brasil/México de Humor Gráfico e Brasil/Cuba de Historietas e, ao lado de Gualberto Costa, um dos curadores dos Sábados da Memória, fundou o Troféu HQ MIX das Artes Gráficas.

Jal acredita que a participação no evento fará com que “revisite todas as coisas que já produzi ao longo da carreira, além de me ajudar como novas ideias para trabalhar”.

A homenagem ao artista consiste na gravação de seu depoimento para, posteriormente, ser transcrito, dando origem a cadernos biográficos que serão vendidos a preço de custo na Biblioteca de São Paulo e disponibilizado para o público geral. Logo após a sessão de depoimento, o homenageado deixará a marca de sua mão em uma lajota de concreto, que será aplicada num totem da fama dentro da Biblioteca.

O cartunista/jornalista JAL, iniciou sua carreira na Folha de São Paulo em 1973 e publicou em importantes veículos da mídia como O Estado de São Paulo, Veja, Visão, DCI, Semanário, Revista Arigatô, The Brazilians (NY), TV Tupi, TV Cultura, TV Gazeta, Tv Globo, Tv Bandeirantes, TV Manchete, TV Record, TV SESC, rádio Tupi, rádio USP, revista Sem Fronteiras (Bélgica/Holanda) entre outros.

O projeto de memória começou em 10 de abril com o primeiro depoimento do artista gráfico Zélio Alves Pinto, seguido no sábado seguinte, dia 17 de abril pelo quadrinhista da era das HQs de terror brasileiro, Rodolfo Zalla.

Os depoimentos são gravados e posteriormente transcritos para se transformarem em um livro que será disponibilizado à preço de custo na Biblioteca. Cada artista também deixa impressa a mão em uma placa de concreto para um totem que será erguido no próprio local.

A biblioteca fica na praça que foi inaugurada há dois meses no lugar do antigo Presídio Carandiru, em Santana. Seu público principal é de jovens que podem se inscrever gratuitamente e até levar para casa 5 livros por vez.

O projeto Sábados da Memória das Artes Gráficas na Biblioteca de São Paulo é uma iniciativa inédita de resgate da memória dos artistas gráficos brasileiros.

Todo sábado no auditório da Biblioteca de São Paulo, um renomado artista gráfico prestará um depoimento sobre sua vida, sua obra e sua técnica para o público presente. Este depoimento será gravado e transcrito, gerando cadernos biográficos que serão vendidos a preço de custo na Biblioteca, e disponível ao público em geral.

Esta homenagem não para por aí, após a sessão de depoimento o homenageado deixará a marca de sua mão em uma lajota de concreto, que será aplicada num totem da fama dentro da Biblioteca.

Em pouco tempo o Brasil terá um abrangente histórico dessa importante arte, que pouco foi preservada. Seus protagonistas serão os artistas e todos aqueles que de alguma forma colaboraram pro crescimento dessa arte no Brasil.

Sábado da Memória das Artes Gráficas
Dia 24 de abril, às 14h
Biblioteca de São Paulo
Parque da Juventude
Av. Cruzeiro do Sul, 2630 – Carandiru
São Paulo (SP)
Tel.: (11) 2089-0800 begin_of_the_skype_highlighting (11) 2089-0800 end_of_the_skype_highlighting
www.bibliotecadesaopaulo.org.br
www.bibliotecadesaopaulo.blogspot.com

FONTE: IMPULSO HQ

Nenhum comentário: