quinta-feira, 1 de abril de 2010

Exposição explora a comida nos quadrinhos

Hoje, 1 de abril (e não se trata de uma piada ou pegadinha), é o dia da abertura da exposição Le Goût des Bulles : alimentation, bande dessinée et cultures enfantines, na cidade de Angoulême.

A mostra ficará em exibição no Museu de Quadrinhos (Cité internationale de la bande dessinée et de l'image) até 30 de setembro.

O objetivo é mostrar a relação entra a comida e os quadrinhos, de 1900 até os dias de hoje, na Europa, Américas e Japão. A mostra não explora apenas o conteúdo dos quadrinhos em relação à comida e a culinária, mas também o uso de personagens de quadrinhos na propaganda e nas embalagens de produtos.

Estão expostos cartazes de propaganda, páginas originais de HQs, álbuns e outras peças de propaganda e embalagens.

A mostra foi organizada pelo Laboratório Europeu de Cultura e Sociedade (CNRS-Universidade de Estrasburgo), Centro Europeu para Produtos Infantis (Universidade de Poitiers) e a Cité internationale de la bande dessinée et de l'image. A curadoria é de Simona De Iulio, da Universidade de Estrasburgo.

O evento também conta com o apoio do Institut national du design Packaging, do Conseil général de la Charente, de Magelis, da Prefeitura de Angoulême e da Universidade Franco-Italiana.

Como era de se esperar, o marinheiro Popeye, famoso comedor de espinafre criado por E.C. Segar, ocupa um lugar de destaque na exposição.

E, aproveitando o gancho, confira aqui uma matéria sobre os comilões dos quadrinhos.

FONTE: UNIVERSO HQ

Nenhum comentário: