quinta-feira, 1 de abril de 2010

Exposição Cent pour Cent Bande Dessinée conta com participação de Allan Sieber

Uma das mais interessantes exposições de quadrinhos do ano, Cent pour Cent Bande Dessinée, viajará pela Europa após o término da atual exibição no Museu de Quadrinhos de Angoulême, que abriu em 28 de janeiro e encerrará em 18 de abril. O Brasil foi representado no evento com uma obra de Allan Sieber.

Cent pour Cent Bande Dessinée é uma mostra com participação de 107 artistas de 22 países. Estes mais de 100 artistas foram convidados a reinterpretar mais de 100 trabalhos de quadrinhos pertencentes à coleção do Museu de Angoulême.

Algumas dessas duplas abrem possibilidades espetaculares, como ver Sergio Toppi reinterpretando Dino Battaglia, Lorenzo Mattotti e Alberto Breccia, Lewis Trondheim e David B., José Muñoz e Hugo Pratt, Miguelanxo Prado e Moebius, Jacques de Loustal e Jack Davis, ou Allan Sieber (o único brasileiro a participar da exposição) e Mort Walker.

Certos artistas, como Franquin, Caniff e Moebius, por exemplo, foram reinterpretados mais de uma vez, por artistas diferentes. Outra curiosidade é que certos artistas tanto serviram de modelo aos colegas, como recriaram seus ídolos. É o caso de Ruben Pellejero e Pascal Rabaté, por exemplo.

A exposição fará um tour pela Europa, indo para Alhondiga, em Bilbao, na Espanha, na primavera. Em 21 de setembro, Cent pour Cent Bande Dessinée retorna à França, para uma exibição em Paris, na Bibliothèque Forney (Biblioteca de Artes Gráficas da Cidade de Paris) que estará aberta até o dia 8 de janeiro de 2011.

O catálogo da exposição Cent pour Cent Bande Dessinée será publicado em setembro, numa coedição entre a Cité Internationale de la Bande Dessinée et de l'Image e a Biblioteca de Artes Gráficas da Cidade de Paris.

FONTE: UNIVERSO HQ

Nenhum comentário: